Ele deve ser utilizado como um guia, devendo ser adaptado para cada paciente conforme sua lesão.
Neste protocolo a frase inicial que guia o tratamento diz: "Imediatamente após a lesão, não faça mal e deixe a paz guiar sua abordagem."
Devemos adotar as medidas do PEACE nos primeiros dias após a lesão. São elas:
P- PROTEÇÃO: nos primeiros 3 dias após a entorse devemos limitar a movimentação e, dependendo dos casos, não pisar com o membro machucado.
Isso diminui a quantidade de sangramento, previne novas distensões dos ligamentos lesados e diminui o risco de agravamento da lesão.
O repouso não deve ser prolongado, uma vez que esta prática está associada à pior qualidade e força após reparo.
E-ELEVAÇÃO: manter o tornozelo elevado em um nível acima do coração auxilia no retorno venoso do membro, diminuindo o edema.
A-ANTIINFLAMATÓRIOS: Essa dica pode parecer contraditória, mas não recomendamos o uso de anti-inflamatórios, pois a cascata de inflamação é a forma que nosso corpo repara nossas lesões e o uso destes medicamentos pode comprometer a qualidade do reparo do ligamento.
Inclusive, devemos evitar o uso abusivo de compressas de gelo, já que elas possuem uma ação anti-inflamatórias e podem interferir na recuperação.
Além disso, atualmente não temos estudos suficientes que comprovem as vantagens deste método.
C-COMPRESSÃO: A compressão mecânica com curativos e bandagens auxilia na diminuição de líquidos dentro e fora da articulação, que também diminui a dor e acelera a reabilitação
E-EDUCAÇÃO: A orientação para o envolvimento ativo do paciente na reabilitação é de extrema importância, pois aumenta o seu empenho, alinha expectativas e evita perda de tempo ao procurar tratamentos milagrosos.
Uma vez executada a fase PEACE, chegamos na próxima etapa: “Depois que os primeiros dias se passaram, as partes moles precisam de amor.”
Nesta etapa, precisaremos iniciar alguns exercícios para garantir a reabilitação do tornozelo. Então, vamos seguir as seguintes ações:
L-LOAD (CARGA): O paciente deve realizar a movimentação precoce com exercícios ativos.
Além disso, deve fazer o retorno à deambulação com carga e retorno às atividades o mais rápido possível.
Assim, a otimização da carga sem gerar um quadro de dor estimula a formação de ligamentos com força e qualidade desejadas.
O- OTIMISMO: Pacientes com otimismo em relação à reabilitação tendem a realizá-la de forma mais eficaz e com melhores resultados.
Já pacientes com depressão, fobias e medos podem representar uma barreira para sua reabilitação.
V-VASCULARIZAÇÃO: Exercícios aeróbicos com ausência de dor iniciados alguns dias após a entorse aumentam a motivação e o influxo sanguíneo para a região lesada.
Então, a mobilização precoce associada com os exercícios aeróbicos melhora a função física acelerando o retorno ao trabalho e diminuindo o consumo de analgésicos.
E-EXERCÍCIO: Exercícios são responsáveis pela reabilitação e prevenção de novas entorses.
Eles são responsáveis por restaurar a mobilidade, força e o "equilíbrio" (propriocepção). Devemos usar a dor como um sinal para auxiliar na progressão dos exercícios.
Como vimos, o protocolo PEACE and LOVE é uma forma muito válida para o tratamento de entorses de tornozelo.
No entanto, não indicamos que o paciente siga estas etapas por conta própria, mas sim que seja instruído por um médico especialista.
Assim, caso você mantenha queixas após uma entorse de tornozelo, apresentou entorse recente ou possua dúvidas, não deixe de procurar um ortopedista especialista em tornozelo para lhe auxiliar da melhor forma possível.
Faça as pazes com seu pé!
Dr. Ivan acredita que atuar de forma profissional e estabelecer uma boa relação com o paciente são condições essenciais para promover um ambiente humano e favorável à melhoria das condições de saúde. Dedica-se com muito cuidado a realização de diagnósticos de modo a fazer a indicação adequada dos procedimentos necessários.
DR. IVAN GIAROLA
Médico Cirurgião, Ortopedista e Traumatologista Especialista em Pé e Tornozelo Formado pela USP.
CLÍNICA ATLAS
Dr. Ivan Giarola, CRMSP 174470 / SBOT 16555 - Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.