Cirurgia do Pé e Tornozelo
O cirurgião do pé deve ser procurado desde o momento que o paciente possua dúvidas relacionadas à área independentemente se possui sintomas ou não, uma vez que o objetivo da consulta possa ser de esclarecer dúvidas.
A cirurgia de pé e tornozelo pode ser necessária caso o paciente apresente alterações nestas estruturas que causem dor e limitações nas atividades do dia a dia e nas atividades esportivas que não melhoraram após tentativa do tratamento não cirúrgico.
Os pés e tornozelos são estruturas essenciais ao nosso corpo e extremamente demandadas. Para que cumpram suas funções adequadamente, devem apresentar todas suas estruturas íntegras.
No entanto, uma série de alterações podem acontecer, além da possibilidade da ocorrência de acidentes com traumas.
Existem diversas condições conhecidas que podem gerar um tratamento cirúrgico, por exemplo:
Além dessas condições, o trauma no pé e tornozelo apresenta grande parte das fraturas cirúrgicas que ocorrem em acidentes domésticos e acidentes automotivos.
Há uma série de procedimentos que podemos realizar quando se fala sobre cirurgia do pé e tornozelo, por exemplo:
Utilizada para tratamento de lesões da cartilagem do tornozelo (lesões condrais), para realização de sinovectomia( retirada de estruturas inflamadas dentro da articulação que causam dor), retirada de impacto tibiotalar anterior ( ressecção de parte óssea que impede o movimento do tornozelo por se colidirem), impacto lateral e medial de estruturas, dentre outras.
Os portais (local onde inserimos um instrumento tubular, conhecido como trocarter) habituais da artroscopia se situam na região anterior do tornozelo, uma medial e outra lateral, de aproximadamente 1 cm.
Assim, inserimos as cânulas da artroscopia (a ótica e o shaver ou instrumental auxiliar) nestes locais.
Dessa forma, se realiza uma cirurgia minimamente invasiva com menores riscos de complicações.
O tratamento cirúrgico do pé plano e pé cavo em grande parte se faz através de osteotomias para mudanças de eixos do pé e tornozelo.
As osteotomias são realizadas de forma minimamente invasiva ou por vias tradicionais, caso haja a necessidade de realizar outros procedimentos na mesma cirurgia.
Além disso, a liberação da fáscia plantar é realizada em conjunto com osteotomias para a correção do pé cavo.
O reparo ligamentar do complexo ligamentar lateral do tornozelo devido a instabilidade ligamentar pode ser realizado por técnicas minimamente invasivas, como por vias tradicionais.
Na técnica mais utilizada, alocamos duas âncoras na fíbula, material que simula a inserção do ligamento no osso, e fazemos o reparo e retensionamento do retináculo dos extensores e o ligamento fíbulo talar anterior, estruturas responsáveis pela estabilização do tornozelo.
Realizamos este procedimento quando a articulação acometida pela artrose não possui salvação.
Isso porque, a artrose avançada, possui lesões na cartilagem articular ao ponto de retirar o movimento e gerar dor e limitar as atividades básicas do paciente.
Assim, este é um procedimento utilizado para tratamento definitivo de artrose, de alguns casos de pé cavo e pé plano grave, bem como sequelas de fratura.
Nos procedimentos minimamente invasivos, como a artroscopia e tratamento de joanetes, podemos realizar anestesias como a raquianestesia, anestesia geral e bloqueio nervoso ou combinações.
Fazemos essa avaliação em conjunto com o anestesista de forma individualizada, levando em conta as demandas do paciente e suas história clínica.
Nos procedimentos minimamente invasivos o paciente geralmente não irá precisar passar a noite no hospital, tendo alta com uma bota ou sandália pós operatória.
Já nas artrodeses e osteotomias múltiplas do pé que apresentam maior tempo cirúrgico e consequentemente necessitam de pelo menos uma noite de internação no hospital.
O pós-operatório das cirurgias irá depender de qual procedimento realizamos.
Por exemplo, em cirurgias minimamente invasivas para correção de joanetes, o paciente poderá deambular desde o dia da cirurgia.
Já nas cirurgias de correção de pé plano, pé cavo, fraturas e artrodeses, em geral demandam maior tempo de imobilização.
Para se ter um melhor resultado é de fundamental importância iniciar a reabilitação precoce.
Os problemas de saúde relacionados ao pé e tornozelo podem prejudicar consideravelmente a qualidade de vida do paciente.
Por isso, sempre busque ajuda profissional para receber as orientações precisas acerca do tipo de tratamento necessário.
DR. IVAN GIAROLA
Médico Cirurgião, Ortopedista e Traumatologista Especialista em Pé e Tornozelo Formado pela USP.
CLÍNICA ATLAS
Dr. Ivan Giarola, CRMSP 174470 / SBOT 16555 - Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.