Jonete (Hallux-Valgo)
Joanete é o nome popular dado ao hállux valgo, a deformidade mais comum da parte da frente do pé (antepé) que afeta 25 a 33% da população.
Mais sobre hallux valgo
Joanete é o nome popular dado ao hállux valgo, a deformidade mais comum da parte da frente do pé (antepé) que afeta 25 a 33% da população.
Essa condição é caracterizada pela proeminência medial da cabeça do primeiro metatarso com desvio em lateral (valgo) do primeiro dedo.
Quais são as causas do hallux valgo?
A causa desta alteração é pouco conhecida sendo atribuída à predisposição genética, calçados de bico fino, pé plano(pé chato), hipermobilidade do primeiro raio, doenças neurológicas, encurtamento da cadeia posterior( musculatura da perna e coxa) e desbalanço da musculatura do pé.
Quais os fatores de risco para a joanete?
Há diversos fatores de risco para essa condição, por exemplo:
Além disso, devemos lembrar que as mulheres possuem maior predileção que os homens para desenvolverem a joanete, chegando a ter até 15 vezes mais.
Quais sintomas da joanete?
O sintoma mais comum desta alteração é a dor na região do joanete, porém o paciente pode ter dor também nos dedos laterais.
Com a piora do desvio do joanete, ocorre a deformidade e desvios dos dedos menores. Essa deformidade gera dedos em garra e calosidades extremamente dolorosos ao atritar com o calçado.
Com a modificação da posição dos dedos ocorre mudança da área do carga, gerando um quadro de dor na região anterior do pé abaixo das cabeças dos metatarsos, conhecida como metatarsalgia de transferência
Como é feito o diagnóstico?
A suspeita inicial é feita pelo exame físico e posteriormente confirmado por exames de imagem.
No exame físico, avaliamos o paciente em pé e observamos o desvio para dentro (medial) do primeiro metatarso e o desvio para fora (lateral) do primeiro dedo.
Além disso, nos exames de imagem calculamos os ângulos que utilizamos para classificar a deformidades da paciente.
Como é o tratamento da joanete?
Indicamos o tratamento não cirúrgico sempre que possível, em especial para os pacientes com deformidades pequenas e quadro leve de dor.
Este tratamento não corrige as deformidades, mas alivia os sintomas. Assim, podemos indicar a adoção de alguns elementos:
Quando indicamos a cirurgia?
Indicamos o tratamento cirúrgico para os pacientes com falha no tratamento conservador.
Há mais de 100 técnicas cirúrgicas descritas para o tratamento de hálux valgo, incluindo a técnica minimamente invasiva.
As técnicas que mais utilizo são:
Por outro lado, a técnica percutânea utiliza várias incisões pequenas, sendo muito menos invasiva e possibilitando que o paciente ande no mesmo dia da cirurgia.
Para mais detalhes, converse com um especialista!
O joanete é uma condição que traz prejuízos não só estéticos, mas também pode causar dores muito incômodas. Por isso, se você sofrer com este problema, o melhor a ser feito é buscar um especialista para saber mais detalhes e receber um tratamento individualizado de acordo com a melhor técnica para você.
DR. IVAN GIAROLA
Médico Cirurgião, Ortopedista e Traumatologista Especialista em Pé e Tornozelo Formado pela USP.
CLÍNICA ATLAS
Dr. Ivan Giarola, CRMSP 174470 / SBOT 16555 - Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.