Pode se transformar em um grande transtorno em nossas vidas, afetando desde atividades cotidianas às esportivas
Nem sempre a dor na região estará associada a uma lesão ou doença. Alguns fatores, como por exemplo, usar sapatos desconfortáveis, ficar de pé por muito tempo, fazer longas caminhadas ou correr podem provocar dor na região.
No entanto, existem situações ortopédicas que podem gerar dor no calcanhar e será essencial estar atento e procurar um médico especialista, quando necessário.
A dor no calcanhar pode ter inúmeras causas, sendo algumas mais simples e outras que demandam maior atenção.
Podemos citar as principais:
A fasciite plantar é a degeneração do tecido fibroso que reveste os músculos e tendões da planta do pé ao longo da base do calcanhar até as a cabeça dos metatarsos.
Ocorre devido a microtraumas de repetição causados por movimentos repetitivos, atividades físicas intensas, ficar de pé por longos períodos ou também pelo excesso de peso.
A entorse de tornozelo ocorre, sobretudo, durante a prática de atividades físicas, sendo os esportes de quadra aqueles que apresentam os maiores índices de lesão.
Quando sofremos uma torção, algumas estruturas importantes são lesionadas, o que traz desconfortos, como dor e imobilidade.
Temos um artigo sobre o assunto e você poderá saber mais
clicando aqui.
A tendinite é uma inflamação nos tendões causada, principalmente, devido a sobrecarga mecânica e esforço repetitivo da região.
Quando esses tendões estão inflamados, podemos sentir dor, inchaço e dor à movimentação.
Normalmente, a dor no calcanhar ocorre devido à tendinite no tendão de Aquiles, porém pode acometer outros tendões na região.
Caso queira saber mais, temos um texto sobre a tendinite no pé e tornozelo e você pode ler
clicando aqui.
As bursas são bolsas que reduzem o atrito entre os tendões e o osso, o que permite um movimento mais fluido.
Elas podem inflamar devido a sobrecarga mecânica na região que, geralmente, ocorre graças ao uso excessivo, encurtamento da cadeia posterior ou ao sobrepeso.
Então, caso as bursas localizadas no calcanhar inflamem, provocarão dor na região.
Também conhecida como osteocondrite de Sever, esta é uma doença que acomete, principalmente, crianças e adolescentes até por volta dos 15 anos.
Provoca dor na região de crescimento do osso do calcanhar associada ao esforço físico e tende a ser mais intensa em crianças com obesidade ou alguma alteração no formato do pé, como o
pé plano, por exemplo.
Existem ainda uma série de problemas que podem causar dor no calcanhar, como as fraturas do calcâneo, canelite e artrose no tornozelo.
Além disso, devemos ressaltar que, frequentemente, o sobrepeso ou a obesidade são fatores de risco importantes, pois sobrecarregam significativamente a região.
Dependendo da causa da dor no calcanhar, o paciente poderá ter também outros sintomas, por exemplo:
Então, ao sentir dor e outros incômodos no calcanhar, será importante repousar e evitar as atividades que sobrecarregam a região. Além disso, a aplicação de gelo e uso de palmilhas, em casos específicos, podem ajudar a aliviar a dor.
No entanto, caso o paciente observe que não teve uma melhora da dor com o repouso, não deverá postergar a ida ao médico.
Principalmente se ele tiver sintomas associados à dor, isso pode significar um problema mais sério, que demandará tratamento especializado.
O primeiro passo para identificar a causa da dor no calcanhar será procurar um
ortopedista especialista em pé.
Então, ao chegar no consultório, o médico fará uma série de perguntas para compreender o quadro clínico como: quando a dor começou, seu grau de intensidade e se ela está associada a determinadas atividades, entre outras.
Além disso, realizará um exame físico completo e, se necessário, poderá solicitar exames complementares , como o raio X, ultrassonografia e ressonância magnética.
Após identificar a causa exata, será possível iniciar um tratamento específico que poderá contemplar repouso, imobilização, órteses, fisioterapia e uso de medicamentos analgésicos e/ou anti-inflamatórios.
Em situações mais críticas ou caso o tratamento conservador não traga os efeitos desejados, pode ser necessária a realização de procedimentos cirúrgicos.
Como vimos, existem inúmeros problemas que podem causar a dor no calcanhar. Dessa maneira, a visita ao médico especialista é imprescindível para que possamos fazer o diagnóstico preciso e tratamento adequado!
Faça as pazes com seu pé!
Dr. Ivan acredita que atuar de forma profissional e estabelecer uma boa relação com o paciente são condições essenciais para promover um ambiente humano e favorável à melhoria das condições de saúde. Dedica-se com muito cuidado a realização de diagnósticos de modo a fazer a indicação adequada dos procedimentos necessários.
DR. IVAN GIAROLA
Médico Cirurgião, Ortopedista e Traumatologista Especialista em Pé e Tornozelo Formado pela USP.
CLÍNICA ATLAS
Dr. Ivan Giarola, CRMSP 174470 / SBOT 16555 - Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.