Pé Cavo
O pé cavo consiste no aumento da curvatura interna do pé, sendo caracterizado clinicamente pela mudança anatômica do arco plantar.
O que causa esta condição?
O pé cavo pode ser causado por doenças neurológicas, como:
O principal fator de risco para o pé torto é o histórico familiar. Ou seja, se um parente próximo possui a condição, a chance de desenvolver pé cavo aumenta em até 11 vezes em relação a uma pessoa com histórico negativo.
Quais são os sintomas do pé cavo?
Existem uma série de incômodos que esta condição pode provocar no paciente, por exemplo:
Como é feito o diagnóstico?
A suspeita diagnóstica é feita pelo exame físico em consultório, que inclui:
Ademais, a investigação da árvore genealógica é de grande valia, uma vez que doenças neurológicas têm componentes genéticos.
Fonte: EFORT Open Ver. The adult cavus foot. 2017; 2. DOI: 10.1302/2058-5241.2.160077.
Avaliação radiográfica
Recorrer à radiografia é uma ferramenta fundamental para realizar o diagnóstico e acompanhar a evolução.
Curiosidade: Utilizamos cada incidência para avaliar uma parte da deformidade causada pelo pé cavo:
Então, podemos dizer que a definição radiográfica de pé cavo ocorre quando o ângulo de Meary é maior que 5 graus.
Como é o tratamento do pé cavo?
O tratamento inicial é conservador, ou seja, não cirúrgico.
O uso de órteses feitas sob medida, para casos selecionados, pode reduzir o quadro de dor do paciente. Assim, as características da órtese irão depender da causa do pé cavo e da deformidade do paciente.
Além disso, o alongamento do tríceps sural (conjunto de músculos da perna) concomitantemente com o uso de sapatos com salto aliviam os sintomas do encurtamento do tendão de Aquiles.
Ademais, pacientes com instabilidade ligamentar lateral secundário a entorses de repetição se beneficiam de treino de propriocepção (capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo sem utilizar a visão).
Como funciona o tratamento cirúrgico?
O tratamento cirúrgico é realizado após falha do tratamento conservador e seu objetivo é deixar o pé em uma posição plantígrada e indolor.
Uma grande variedade de procedimentos cirúrgicos estão a disposição, por exemplo:
Pé cavo tem tratamento, então, busque ajuda!
O pé cavo é uma condição que causa muita dor para o paciente. Assim, busque ajuda de um médico especializado para realizar a abordagem terapêutica correta para o seu caso!
DR. IVAN GIAROLA
Médico Cirurgião, Ortopedista e Traumatologista Especialista em Pé e Tornozelo Formado pela USP.
CLÍNICA ATLAS
Dr. Ivan Giarola, CRMSP 174470 / SBOT 16555 - Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.