É um procedimento minimamente invasivo que traz uma série de benefícios para o paciente em comparação com as cirurgias abertas, como por exemplo, risco reduzido de complicações, baixa morbidade e rápida recuperação.
Dadas as diversas vantagens da artroscopia, as indicações para este procedimento aumentaram muito nos últimos anos e, sem dúvidas, continuarão a progredir.
Diversas são as condições no tornozelo que podemos tratar com esta técnica, por exemplo:
Além disso, a artroscopia será muito útil para diagnosticar condições mais difíceis de encontrar no exame físico ou pelos exames de imagem que realizamos externamente, como o raio x ou a ressonância magnética.
Isso porque, através da palpação e visualização direta das estruturas do tornozelo, conseguimos avaliar melhor suas condições, o que pode ser fundamental para a escolha adequada do tratamento.
Realizamos este procedimento no hospital com uso de anestesia geral ou uma sedação com bloqueio local, dependendo do quadro clínico do paciente e o tipo de lesão.
Então, fazemos pequenas incisões (cerca de 4 ou 5 mm) no local por onde inserimos uma câmera e os instrumentos cirúrgicos.
A câmera inserida na articulação é acoplada a uma tela externa na qual conseguimos observar com detalhes o interior do tornozelo e, assim, fazer todos os procedimentos necessários para solucionar o problema do paciente.
O tempo de procedimento irá variar conforme cada caso. Normalmente, quando fazemos uma artroscopia diagnóstica, ela não costuma levar mais que 30 minutos. Já nos casos de reparos de uma doença ou lesão, o tempo pode ser maior.
Além disso, na grande maioria dos casos o paciente tem alta no mesmo dia, no máximo, no dia seguinte.
A artroscopia traz uma série de vantagens ao paciente, principalmente, por ser um procedimento muito menos invasivo que a cirurgia aberta:
Todos esses benefícios fazem com que o paciente possa iniciar a fisioterapia mais precocemente, retornando mais rápido às suas atividades diárias, na grande maioria dos casos.
Nenhum procedimento cirúrgico é isento de riscos. Apesar deles serem muito reduzidos quando realizamos uma artroscopia, ainda assim há possibilidade de reações adversas à anestesia, infecção, dor ou instabilidade residual, lesão de nervos ou cartilagem, dentre outros.
Todavia, quando a artroscopia do tornozelo tem a indicação correta e é realizada por profissional capacitado, os riscos são muito baixos e os resultados muito positivos.
A recuperação do paciente vai depender de muitos fatores, como a lesão que recebeu tratamento e seu estado geral de saúde.
No geral, será preciso cuidar das feridas operatórias que necessitarão de alguns dias para cicatrizarem.
Além disso, seguir um programa de reabilitação será fundamental para garantir uma boa recuperação pós procedimento.
Assim, será preciso tomar as medicações prescritas para dor, evitar atividades de alto impacto na recuperação inicial e iniciar a fisioterapia precocemente para garantir a força e a mobilidade após a cirurgia.
Normalmente, o retorno para as atividades diárias ocorrerá mais rapidamente e o retorno ao esporte deverá ser mais cauteloso.
O mais importante será contar com o acompanhamento atento do cirurgião, que dará todas as orientações conforme evolução do paciente.
Por isso, procure sempre um médico ortopedista especialista para fazer a cirurgia e te acompanhar até sua completa recuperação.
Faça as pazes com seu pé!
Dr. Ivan acredita que atuar de forma profissional e estabelecer uma boa relação com o paciente são condições essenciais para promover um ambiente humano e favorável à melhoria das condições de saúde. Dedica-se com muito cuidado a realização de diagnósticos de modo a fazer a indicação adequada dos procedimentos necessários.
DR. IVAN GIAROLA
Médico Cirurgião, Ortopedista e Traumatologista Especialista em Pé e Tornozelo Formado pela USP.
CLÍNICA ATLAS
Dr. Ivan Giarola, CRMSP 174470 / SBOT 16555 - Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.